Muitas pessoas confundem astrônomo com astronauta, tanto o astronauta, quanto o astrônomo podem descrever diversos acontecimentos no espaço, as estrelas, os movimentos do universo, as constelação, o que significa e qual a importância de cada uma, mas a diferença entre os dois, é que o astrônomo nunca saiu da terra. Os astrônomos tinham várias teorias de como era o nosso planeta, mas foi só quando o cosmonauta (astronauta russo) Yuri Gagarin em 12 de Abril de 1961, a bordo da Vostok I, declarou a famosa e imortal frase “A terra é azul”, que os astrônomos puderam anotar com convicção em seus estudos este fato que até hoje é sabido de todos, mas que ainda muito poucos viram.
Então, astrônomo é o profissional que possui vasto conhecimento sobre o universo, mas que nunca saiu da Terra. Já o astronauta também possui um grande conhecimento sobre o universo, mas diferente do astrônomo, o astronauta já saiu da Terra para se aventurar no Universo.
Astronomia, que etimologicamente significava "lei das estrelas" (do grego: άστρο + νόμος), é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias dentro da física, da matemática e da biologia que envolve as observações das mais diversas que procuram respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera. Estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral. Já a astronáutica pode ser definida como o ramo da engenharia que se ocupa com máquinas projetadas para operarem fora da atmosfera terrestre, sejam elas tripuladas ou não-tripuladas. Em outras palavras, é a ciência e a tecnologia do vôo espacial.
Fonte: Cosmos
AMÉM , #SUPER ME AJUDOU
ResponderExcluir