8 de novembro de 2011

Astrônomos Capturam Imagem de Planeta em Formação


   Astrônomos capturaram a primeira imagem direta de um planeta nascendo. O planeta, chamado de LkCa 15 b, está sendo formado a partir de poeira e gás que circundam uma estrela de 2 milhões de anos a aproximadamente 450 anos-luz da Terra.
   Cientistas estimam que o planeta começou a se formar cerca de 50 mil a 100 mil anos atrás. Isso o torna o planeta mais jovem já observado. O detentor do recorde anterior era cinco vezes mais antigo.
   Observar planetas enquanto eles estão se formando pode ajudar os cientistas a entenderem como se dá o início da vida em planetas relativamente próximos de estrelas. Ao invés de suposições, os astrônomos estão podendo acompanhar um planeta em formação na prática.
   Outros planetas também podem estar se formando em torno da mesma estrela. Agora, astrônomos estão tentando detectá-los.
   A equipe de pesquisadores descobriu o planeta enquanto pesquisavam 150 jovens estrelas empoeiradas. Isso levou a um estudo mais concentrado de seis estrelas. A estrela LkCa 15 – o planeta tem o mesmo nome de sua estrela – foi o segundo alvo da equipe. Eles imediatamente perceberam que estavam observando algo novo, então focaram especialmente na estrela até detectarem o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...